Tratamentos

Verrugas

Todos nós já vimos uma verruga de perto, não é? Elas são proliferações benignas da pele causadas pelo papilomavírus humano (HPV). Essa infecção ocorre nas camadas mais superficiais ou mucosas, ativando o crescimento anormal das células da epiderme. A transmissão ocorre por contato direto com agentes ou pessoas infectadas (pequenas feridas já são o suficiente para a inoculação). Indivíduos com baixa imunidade são os mais vulneráveis ao aparecimento de verrugas.

Normalmente, elas se parecem com uma couve-flor e não apresentam sangramento ou dor, tendo mais ou menos 5 tipos. Vulgares (irregulares e ásperas), filiformes (finas, alongadas e pouco numerosas), planas (pequenas bolinhas acastanhadas ou amareladas), plantares (na planta dos pés, confundidas com calos) e anogenitais (úmidas e na região da mucosa genital masculina e feminina).

Em crianças, as verrugas geralmente se curam sozinhas, sem a necessidade de medicação. Nos adultos, não costumam desaparecer, somente com tratamentos direcionados.